O Artista Produtor - A autonomia do artista que produz seus próprios projetos

MINISTRANTE Gabriel Fontes Paiva

DE 21 A 23 DE FEVEREIRO DE 2018 – quarta e quinta das 14h às 19h e sexta das 9h às 13h.

CARGA HORÁRIA 14h

PÚBLICO ALVO Artistas e produtores idealizadores de projetos artísticos

16 VAGAS

A proposta da oficina é trabalhar a relação entre o projeto artístico de cada participante com a política cultural, o financiamento à cultura e a produção cultural contemporâneas. O objetivo é promover uma visão global e ampliada dos temas, de forma a contribuir para uma criação artística em sintonia com o atual contexto político, cultural e socioeconômico.

GABRIEL FONTES PAIVA é idealizador e realizador de mais de 50 projetos culturais fundamentados em pesquisas e experimentações cênicas e construídos coletivamente com alguns dos principais artistas do teatro e da música da atualidade no Brasil.

Dirige espetáculos de teatro com destaque para “Marte, Você Está aí?” e “Uma Espécie de Alasca”. Concebe e dirige espetáculos musicais como a série Na Mira da Música Brasileira. Atua como curador, pesquisador e editor em projetos culturais de caráter documental, histórico e pedagógico como as mostras "Murilo Rubião - O Reescritor Fantástico", "Mostra Contemporânea de Arte Mineira" e a publicação "O Continente Negro".

Possui seu escritório de produção cultural desde 2001, a Fontes Realizações Artísticas. É diretor artístico da companhia teatral que fundou em 2005 juntamente com Yara de Novaes e Débora Falabella, o Grupo 3 de Teatro. Desde 2004, realiza os concertos do Projeto Memória Brasileira, ao lado de Myriam Taubkin. É presidente da APTI (associação dos produtores teatrais independentes), por onde colabora para a construção e o aprimoramento de políticas, leis e prêmios para a cultura em âmbito nacional, estadual e municipal. Ministra oficinas de politica cultural, produção e formação de plateia para artistas, produtores e programadores.

 

COMO PARTICIPAR


CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES de 20 a 26 de novembro de 2017

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS por e-mail entre 03 e 05 de dezembro de 2017

CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE E ESCOLHA POR FORMA DE PAGAMENTO de 06 a 11 de dezembro de 2017


INSCRIÇÃO

Para participar do Programa de Cursos 2018, preencha o formulário de inscrição. Neste formulário você informará dados pessoais, currículo e carta de intenção. Na inscrição, escolha a forma de participação no Programa de Cursos 2018 da SIM! Cultura:

  •  Programa Completo: o interessado candidata-se a todos os cursos do programa.
  •  Programa Artístico: o interessado candidata-se aos cursos que debatem a criação cênica (com Maria Thais e Marcio Abreu).
  •  Programa de Produção: o interessado candidata-se a apenas aos cursos que debatem a produção e gestão de projetos culturais (com Gabriel Paiva Fontes e Daniele Sampaio).
  • Um único curso: o interessado escolhe apenas um dos cursos do programa.

SELEÇÃO

O tamanho de nossas instalações exige que se faça uma seleção de candidatos, viabilizando a boa acomodação de cursos e participantes. Além disto, acreditamos que a apresentação de uma carta de intenções circunstanciada pelo currículo do interessado garante elevado nível de comprometimento dos participantes.  

Interessada no fomento à formação continuada e na qualificação dos debates propostos pelos cursos, a SIM! Cultura priorizará o preenchimento de vagas segundo a seguinte ordem de prioridades:

  • Seleção de interessados na participação no Programa Completo;

  • Seleção de interessados na participação nos Programas Artístico ou de Produção;

  • Seleção de interessados na participação nos diversos cursos. 


INVESTIMENTO

A SIM! Cultura não dispõe de patrocínio para a realização do seu Programa de Cursos. Isto confere liberdade de conteúdos e formatos muito propícia ao princípio de pedagogia continuada que norteia esta ação formativa – afinal, o Programa não estará submetido a qualquer outro interesse que não o encontro entre artistas-aprendizes e artistas-professores. Ressalte-se também que a SIM! Cultura não vê neste programa um atividade com fins lucrativos, sendo que a totalidade de recursos arrecadados destinam-se ao pagamento dos profissionais que ministram os cursos e o seu acolhimento (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, divulgação etc.).

Considerando-se o exposto, o investimento para os cursos de 2018 serão os seguintes:   

  • CURSO O Artista Produtor – A autonomia do artista que produz seus próprios projetos, com Gabriel Fontes Paiva R$ 450,00 ou 4x