Dois Olhares, Dois Sistemas: C. Stanislavski e o trabalho sobre si mesmo e V. Meierhold e a musculatura da imaginação

MINISTRANTE Maria Thais

24 A 29 DE MARÇO – sábado a quinta das 15h às 22h

CARGA HORÁRIA 42h

PÚBLICO ALVO Atores, dançarinos, performers com experiência

12 VAGAS

Dois olhares, dois sistemas traduz a perspectiva da encenadora e pedagoga teatral Maria Thais sobre as proposições de  dois encenadores-pedagogos russos, Constantin Stanislavski e V. Meierhold, para o ator. Composto por dois módulos -  C. Stanislavski e o trabalho sobre si mesmo  e V. Meierhold  e a musculatura da imaginação - a oficina lança um olhar para propostas artísticas e pedagógicas que deram início aquilo que foi uma das grandes transformações da cena teatral no início do século XX: o surgimento de um território de investigação, os Estúdios, nos quais os dois artistas russos da primeira vanguarda criaram espaços laboratoriais que, como territórios autônomos, mudaram o eixo da prática cênica, girando sobre o processo e não mais sobre o produto.

Foto Maria Thais_Crédito Ale Catan.jpg

Há quarenta anos MARIA THAIS se dedica à pedagogia do teatro, atuando em São Paulo, Rio de Janeiro (e outros estados do Brasil) e em países como Rússia, França, Itália, Colômbia, etc. Em seus estudos acadêmicos, dedicados às relações entre atuação e encenação, analisou a perspectiva do diretor V. Meierhold sobre o trabalho do ator (publicado no livro Na cena do Dr Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold, pela Editora Perspectiva, 2010), e como professora do Departamento de Ates Cênicas, ECA-USP, ministra disciplinas e orienta projetos de pesquisa de Pós Graduação sobre a escola russa de direção e atuação. Entre 1998 e 2006 como diretora-pedagoga colaborou com a Moscow Theatre - Scholl of Dramatic Art dirigida por Anatoli Vassiliev e entre 2010/2011, como parte de uma pesquisa de Pós-Doutorado, foi artista-observadora no projeto L'Isola della Pedagogia  - Pedagogia della Scena ministrada por Anatoli Vassiliev na Scuola Paolo Grassi/Veneza/Itália. Em janeiro de 2017, na ARTA-Cartucherie (Paris) ministrou o ateliê Créer, avec la Cia Teatro Balagan, entre Russie et Brésil no qual formula um modo de abordar as diferenças de fundamentos sob os quais se apoiam as duas tradições cênicas.

 

COMO PARTICIPAR


CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES de 20 a 26 de novembro de 2017

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS por e-mail entre 03 e 05 de dezembro de 2017

CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE E ESCOLHA POR FORMA DE PAGAMENTO de 06 a 11 de dezembro de 2017


INSCRIÇÃO

Para participar do Programa de Cursos 2018, preencha o formulário de inscrição. Neste formulário você informará dados pessoais, currículo e carta de intenção. Na inscrição, escolha a forma de participação no Programa de Cursos 2018 da SIM! Cultura:

  •  Programa Completo: o interessado candidata-se a todos os cursos do programa.
  •  Programa Artístico: o interessado candidata-se aos cursos que debatem a criação cênica (com Maria Thais e Marcio Abreu).
  •  Programa de Produção: o interessado candidata-se a apenas aos cursos que debatem a produção e gestão de projetos culturais (com Gabriel Paiva Fontes e Daniele Sampaio).
  • Um único curso: o interessado escolhe apenas um dos cursos do programa.

SELEÇÃO

O tamanho de nossas instalações exige que se faça uma seleção de candidatos, viabilizando a boa acomodação de cursos e participantes. Além disto, acreditamos que a apresentação de uma carta de intenções circunstanciada pelo currículo do interessado garante elevado nível de comprometimento dos participantes.  

Interessada no fomento à formação continuada e na qualificação dos debates propostos pelos cursos, a SIM! Cultura priorizará o preenchimento de vagas segundo a seguinte ordem de prioridades:

  • Seleção de interessados na participação no Programa Completo;

  • Seleção de interessados na participação nos Programas Artístico ou de Produção;

  • Seleção de interessados na participação nos diversos cursos. 


INVESTIMENTO

A SIM! Cultura não dispõe de patrocínio para a realização do seu Programa de Cursos. Isto confere liberdade de conteúdos e formatos muito propícia ao princípio de pedagogia continuada que norteia esta ação formativa – afinal, o Programa não estará submetido a qualquer outro interesse que não o encontro entre artistas-aprendizes e artistas-professores. Ressalte-se também que a SIM! Cultura não vê neste programa um atividade com fins lucrativos, sendo que a totalidade de recursos arrecadados destinam-se ao pagamento dos profissionais que ministram os cursos e o seu acolhimento (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, divulgação etc.).

Considerando-se o exposto, o investimento para os cursos de 2018 serão os seguintes:   

  • CURSO Dois Olhares, Dois Sistemas: C. Stanislavski e o trabalho sobre si mesmo e V. Meierhold e a musculatura da imaginação, com Maria Thais R$ 1.200 ou 6x R$200,00