[NOVA TURMA] Movimento para a cena: princípios expressivos dos estudos biomecânicos

MINISTRANTE Maria Thais

DE 24 A 30 DE JULHO DE 2017, DAS 9h ÀS 13h

PÚBLICO ALVO atores, dançarinos, performers com experiência.

12 VAGAS

Movimento para a Cena era como V. E. Meierhold nomeava suas aulas nos Estúdios que criou entre 1908 e 1917. A oficina aborda o estudo dos procedimentos cênicos propostos para o ator pelo encenador russo V. E. Meierhold, no Estúdio da Rua Borondiskaia, entre 1913 e 1916, e que foram organizados nos estudos biomecânicos, após a Revolução de 1917. A prática dos princípios expressivos para o movimento cênico e dos estudos biomecânicos elaborados por Meierhold e seus colaboradores revelam a estreita articulação entre o trabalho do ator e a composição da escritura cênica.

MARIA THAIS é diretora, pesquisadora e professora de teatro. É professora e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP na área de atuação e direção e no Programa de Pós-Graduação em Teatro. É diretora da Cia Teatro Balagan com a qual encenou os espetáculos "Cabaras – cabeças que voam, cabeças que rolam" (2016 - ), "Recusa" (2012 - ), "Prometheus – a tragédia do fogo" (2011 - ), entre outros. Estes espetáculo receberam prêmios e indicações a distinções diversos, destacando-se, entre outros, o Prêmio Shell de Melhor Direção (Maria Thais) e de Melhor Cenografia (Márcio Medina), Prêmio APCA de Melhor Ator (Antonio Salvador e Eduardo Okamoto) e o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como Melhor Espetáculo em Sala e Melhor Direção Musical (Marlui Miranda). É autora do livro "Na Cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V.E. Meierhold" (Editora Perspectiva, 2010) e organizadora do livro "Balagan – Cia de Teatro" (2014).

 

COMO PARTICIPAR


CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES de 02 a 16 de maio de 2017

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS por e-mail, entre 22 a 24 de maio de 2017

CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE E ESCOLHA POR FORMA DE PAGAMENTO 25 e 26 de maio de 2017


INSCRIÇÃO

Para participar do Programa de Cursos 2017, preencha o formulário de inscrição. Neste formulário você informará dados pessoais, currículo e carta de intenção. Na inscrição, escolha a forma de participação no Programa de Cursos 2017 da SIM! Cultura:

  • Programa Artístico: o interessado candidata-se aos últimos dois cursos que debatem a criação cênica (curso com Maria Thais e curso com Ma Zhenghong e Alejandro González Puche);
  • Um único curso: o interessado escolhe apenas o curso com a Maria Thais

SELEÇÃO

O tamanho de nossas instalações exige que se faça uma seleção de candidatos, viabilizando a boa acomodação de cursos e participantes. Além disto, acreditamos que a apresentação de uma carta de intenções circunstanciada pelo currículo do interessado garante elevado nível de comprometimento dos participantes.  

Interessada no fomento à formação continuada e na qualificação dos debates propostos pelos cursos, a SIM! Cultura priorizará o preenchimento de vagas segundo a seguinte ordem de prioridades:


INVESTIMENTO

A SIM! Cultura não dispõe de patrocínio para a realização do seu Programa de Cursos. Isto confere liberdade de conteúdos e formatos muito propícia ao princípio de pedagogia continuada que norteia esta ação formativa – afinal, o Programa não estará submetido a qualquer outro interesse que não o encontro entre artistas-aprendizes e artistas-professores. Ressalte-se também que a SIM! Cultura não vê neste programa um atividade com fins lucrativos, sendo que a totalidade de recursos arrecadados destinam-se ao pagamento dos profissionais que ministram os cursos e o seu acolhimento (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, divulgação etc.).

Considerando-se o exposto, o investimento para os cursos de 2017 serão os seguintes:   

  • PROGRAMA ARTÍSTICO R$ 2.180,00 ou 10x 
  • CURSO Movimento para a cena: Princípios expressivos dos estudos biomecânicos, com Maria Thais R$ 795,00 ou 4x