Dramaturgias, performance e processos criativos

MINISTRANTE Marcio Abreu

12 A 16 DE MARÇO segunda a sexta das 16h às 22h

CARGA HORÁRIA 30h

PÚBLICO ALVO Atores, dançarinos, performers com experiência.

12 VAGAS

No trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, Marcio Abreu fricciona diversos campos do pensamento e da arte, na busca de experiências dramatúrgicas que redimensionam a presença do ator, questionam a palavra como instrumento de poder, buscando a expansão de seus sentidos sonoros, repensam o espaço como lugar de acontecimento, compreendem o corpo como potencialidade vibrante em todas as instâncias da cena e articulam os diversos elementos estéticos compondo estruturas capazes de existir e vibrar em relação íntima com as pessoas do público.

A partir de sua busca artística e de suas referencias teóricas e práticas, que incluem literatura, cinema, filosofia, artes visuais, performance, dramaturgias contemporâneas e procedimentos que utiliza em seus processos criativos, Marcio Abreu orienta experiências individuais e coletivas de criação que dialoguem com o real, tenham inspiração em questões fundamentais do nosso tempo e se perguntem o que pode ser a dimensão política na arte hoje.

Créditos: Nana Moraes

Créditos: Nana Moraes

Dramaturgo, diretor e ator, natural do Rio de Janeiro, fundou e integra a companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba, em projetos de pesquisa e criação. Faz trocas com artistas do Brasil e de outros países. Seu trabalho é focado, entre outras coisas, na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte.

Publicou recentemente pela Editora Cobogó suas peças NômadesMaré e projeto brasil. Sua peça Vida foi publicada na Ensaia – revista de dramaturgia, performance e escritas múltiplas. Foi, ainda, traduzida e publicada na França, pela Maison Antoine Vitez numa antologia de autores contemporâneos da América Latina.

Obras recentes: Vida (de sua autoria, 2010) com a companhia brasileira; Oxigênio (de Ivan Viripaev, 2010) com a companhia brasileira; Isso te interessa?(adaptação de Bon Saint-Cloud!, de Noëlle Renaude, 2011) com a companhia brasileira; Enquanto estamos aqui (de sua autoria em parceria com Pedro Kosovski, 2012) com a coreógrafa Marcia Rubin; Esta Criança (de Joël Pommerat, 2012) com Renata Sorrah e a companhia brasileira; Nús, ferozes e antropófagos (co-criação com Thomas Quillardet , Pierre Pradinas a companhia brasileira e artistas convidados, 2013) intercâmbio entre artistas brasileiros e franceses; Nômades (de sua autoria e de Patrick Pessoa, 2014) com as atrizes Andrea Beltrão, Malu Galli e Mariana Lima; Krum (adaptação da obra de Hanoch Levin, 2015) com Renata Sorrah e a companhia brasileira; projeto brasil(texto seu, com dramaturgia em parceria com Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan, 2015) com a companhia brasileira; Nós (de sua autoria em parceria com Eduardo Moreira, 2016) com o Grupo Galpão. Preto (dramaturgia compartilhada com Grace Passô e Nadja Naira, 2017)

 

COMO PARTICIPAR


CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES de 20 a 26 de novembro de 2017

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS por e-mail entre 03 e 05 de dezembro de 2017

CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE E ESCOLHA POR FORMA DE PAGAMENTO de 06 a 11 de dezembro de 2017


INSCRIÇÃO

Em breve, o formulário estará disponível para inscrição.


SELEÇÃO

O tamanho de nossas instalações exige que se faça uma seleção de candidatos, viabilizando a boa acomodação de cursos e participantes. Além disto, acreditamos que a apresentação de uma carta de intenções circunstanciada pelo currículo do interessado garante elevado nível de comprometimento dos participantes.  

Interessada no fomento à formação continuada e na qualificação dos debates propostos pelos cursos, a SIM! Cultura priorizará o preenchimento de vagas segundo a seguinte ordem de prioridades:

  • Seleção de interessados na participação no Programa Completo;

  • Seleção de interessados na participação nos Programas Artístico ou de Produção;

  • Seleção de interessados na participação nos diversos cursos. 


INVESTIMENTO

A SIM! Cultura não dispõe de patrocínio para a realização do seu Programa de Cursos. Isto confere liberdade de conteúdos e formatos muito propícia ao princípio de pedagogia continuada que norteia esta ação formativa – afinal, o Programa não estará submetido a qualquer outro interesse que não o encontro entre artistas-aprendizes e artistas-professores. Ressalte-se também que a SIM! Cultura não vê neste programa um atividade com fins lucrativos, sendo que a totalidade de recursos arrecadados destinam-se ao pagamento dos profissionais que ministram os cursos e o seu acolhimento (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, divulgação etc.).

Considerando-se o exposto, o investimento para os cursos de 2018 serão os seguintes:   

  • CURSO  Dramaturgias, performance e processos criativos, com Marcio Abreu R$ 980,00 Ou 6x R$163,50