Modos de Fazer: Produção e gestão de trajetórias artísticas

MINISTRANTE Daniele Sampaio

18 A 22 DE JUNHO segunda a sexta das 18h às 22h

CARGA HORÁRIA 20h

PÚBLICO ALVO Produtores, gestores, artistas e interessados em redimensionar a ação da produção na viabilização de trajetórias artísticas.

16 VAGAS

É função da produção a elaboração de estratégias que viabilizem a criação e fruição de bens simbólicos. O curso parte desta dimensão do fazer cultural, procurando ampliar o escopo de ações da produção e gestão de projetos artísticos. Seu objetivo, portanto, vai além de oferecer aos participantes instrumentos para a elaboração e gestão de projetos culturais. A partir de conteúdo teórico e prático, envolvendo o debate sobre a relação entre o processo de criação e a sua administração, o curso buscará, ainda, evidenciar os diferentes modos de fazer que cada projeto artístico reivindica para si.

Foto 1_Daniele Sampaio_Créditos Fernando Stankuns.jpg.jpg

Bacharel em Ciências Sociais e pós-graduanda em Artes da Cena pela UNICAMP, DANIELE SAMPAIO é produtora e gestora cultural, pesquisadora de políticas culturais e fundadora da SIM! Cultura. Desde 2006, é responsável pela direção de produção do ator paulista Eduardo Okamoto, realizando diferentes ações artísticas e pedagógicas no Brasil e no exterior (Suíça, Alemanha, Espanha, Kosovo, Marrocos, Escócia e Polônia).

Aprovou diversos projetos em editais culturais e participou de importantes festivais nacionais e internacionais. Ministra cursos e presta consultorias em produção e gestão de projetos culturais para coletivos cênicos, artistas independentes e instituições culturais. 

Interessada em fomentar o trabalho de jovens artistas e coletivos cênicos, cria em 2015 a “Incubadora de Projetos da SIM! Cultura”, na qual os profissionais contemplados recebem uma consultoria de produção e gestão de suas trajetórias artísticas.

 

COMO PARTICIPAR


CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES de 20 a 26 de novembro de 2017

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS por e-mail entre 03 e 05 de dezembro de 2017

CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE E ESCOLHA POR FORMA DE PAGAMENTO de 06 a 11 de dezembro de 2017


INSCRIÇÃO

Em breve, o formulário estará disponível para inscrição.


SELEÇÃO

O tamanho de nossas instalações exige que se faça uma seleção de candidatos, viabilizando a boa acomodação de cursos e participantes. Além disto, acreditamos que a apresentação de uma carta de intenções circunstanciada pelo currículo do interessado garante elevado nível de comprometimento dos participantes.  

Interessada no fomento à formação continuada e na qualificação dos debates propostos pelos cursos, a SIM! Cultura priorizará o preenchimento de vagas segundo a seguinte ordem de prioridades:

  • Seleção de interessados na participação no Programa Completo;

  • Seleção de interessados na participação nos Programas Artístico ou de Produção;

  • Seleção de interessados na participação nos diversos cursos. 


INVESTIMENTO

A SIM! Cultura não dispõe de patrocínio para a realização do seu Programa de Cursos. Isto confere liberdade de conteúdos e formatos muito propícia ao princípio de pedagogia continuada que norteia esta ação formativa – afinal, o Programa não estará submetido a qualquer outro interesse que não o encontro entre artistas-aprendizes e artistas-professores. Ressalte-se também que a SIM! Cultura não vê neste programa um atividade com fins lucrativos, sendo que a totalidade de recursos arrecadados destinam-se ao pagamento dos profissionais que ministram os cursos e o seu acolhimento (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, divulgação etc.).

Considerando-se o exposto, o investimento para os cursos de 2018 serão os seguintes:   

  • CURSO Modos de fazer: produção e gestão de trajetórias artísticas, com Daniele Sampaio R$ 550,00 ou 5x R$110,00