Um Jardim para Educar as Bestas

Um Jardim para Educar as Bestas


"Um Jardim para Educar as Bestas" é um duo para piano e atuação, com Eduardo Okamoto e Marcelo Onofri, que sintetiza narração, desempenho de personagens, dança e música ao vivo. O espetáculo pode ser apresentado em jardins, parques, praças, salas de concerto e teatros.

A dramaturgia inspira-se num dos capítulos de “Homens Imprudentemente Poéticos”, de Valter Hugo Mãe. Este autor está referenciado em outro - o japonês Yasunari Kawabata, cuja novela "A Casa das Belas Adormecidas" foi reescrita por Gabriel García Márquez, em "Memória de Minhas Putas Tristes".

Considerando a história de Hugo Mãe e a operação de recriação de Márquez, a equipe reescreveu a história original do primeiro: alterando-se a paisagem, a linguagem e o desfecho. Originalmente ambientada num Japão antigo, a trama é transposta para o sertão brasileiro, e cita textos de Ariano Suassuna, Guimarães Rosa e Euclides da Cunha.

"Um Jardim para Educar as Bestas" é uma parábola para o Brasil contemporâneo. Face ao crescimento da incivilidade, a narrativa abre-se de um modo de resiliência: misto de manifesto, paciência ativa, aposta na beleza e na poesia como modo de trabalho e lapidação do espírito.


GALERIA


FICHA TÉCNICA


Uma criação de
Eduardo Okamoto, Isa Kopelman, Marcelo Onofri e Daniele Sampaio

Com a colaboração de
Yumiko Yoshioka, Nina Pires, Fernando Stankuns, Binho Signorelli e Yasmim Amorim