lapis-02.png

ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

O curso tem como objetivo oferecer noções gerais para a elaboração de projetos culturais nas artes cênicas a partir de conteúdo teórico e prático, envolvendo o debate sobre a relação entre o processo de criação e a sua gestão.

Carga horária: 12h

Necessidades técnicas: projetor; mesas e cadeiras para a ministrante e participantes


icones_cinza-01.png

PRODUÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS 

É função do produtor cultural a elaboração de estratégias que tornem possíveis a criação e a fruição de bens simbólicos. O curso parte desta dimensão do fazer cultural, procurando localizá-la como ação. Para tanto, o curso contempla o histórico das políticas culturais no Brasil desde 1930, localizando a trajetória artística dos participantes. Promove-se, ainda, um debate sobre as funções do produtor e gestor cultural, além de abordar a elaboração e gestão de projetos culturais, etapas da produção executiva, criação de identidade visual e plano de comunicação.

Carga horária: 24h

Necessidades técnicas: projetor; mesas e cadeiras para a ministrante e participantes


balao-03.png

CONSULTORIAS 

A SIM! presta consultoria especializada para coletivos cênicos, artistas independentes e
espaços culturais. Para cada caso, é desenhado um plano de ação minucioso e
personalizado, sempre considerando e respeitando as especificidades de cada
parceiro/projeto.


cinza_novo-03.png

INCUBADORA DE PROJETOS 

Interessada em fomentar o trabalho de jovens artistas e coletivos cênicos, a SIM! convida até dois artistas por ano para receberem uma consultoria de produção e gestão pelo período de um ano. A cada parceria, é elaborado um planejamento estratégico com o objetivo de localizar a trajetória artística do parceiro e tornar a sua produção mais eficiente.


CAFÉ COM PRODUTORES

Criado em 2016, reúne regularmente agentes culturais interessados em refletir sobre estratégias de sustentabilidade de projetos artísticos independentes em contextos com pouca ou nenhuma política pública de fomento às artes.


SIM! NA COZINHA

Foi assim: um dia um parceiro se ofereceu para cozinhar aqui no estúdio. Reunimos, então, amigos do teatro, da dança, da música e das artes plásticas para degustarem o menu. O encontro foi tão frutífero e saboroso que na mesma noite outro parceiro se ofereceu para uma “próxima”. Entendemos o recado e criamos o SIM! na Cozinha, um encontro informal e íntimo entre um artista-produtor que cozinha sua especialidade para até 10 convidados. Tudo acontece aqui, no nosso espaço e no nosso jardim.


AGENDA